terça-feira, 24 de maio de 2011

Texto Biblico : I Corintios 5:3-5

 

“Eu, na verdade , ainda que ausente em pessoa , mas presente em espírito , já sentenciei , como se estivesse , que o autor de tal infâmia seja , em nome do Senhor Jesus , reunidos vós e o meu espírito , com o poder de Jesus , nosso Senhor , entregue a Satanás para a destruição da carne , a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus . ”

Encontramos nesse contexto , a igreja de Corinto que não havia exercido a disciplina necessária na vida daquele homem , e tal pecado já se tornara motivo de vergonha , por ter se tornado público . O Apóstolo ciente dessa situação descrita nos versículos iniciais deste capítulo, então sentencia aquele irmão , mesmo não estando fisicamente presente na igreja , que aquele homem seja “entregue a Satanás ”.

O que pode significar isso na prática ?

Alguns acreditam não se trata de uma morte física , mas que por meio de sofrimentos causados pelo inimigo , o ofensor seria corrigido e voltaria a uma vida cristã correta. É difícil , seguirmos esta interpretação porque o Apóstolo não vê aqui Satanás como um agente purificador .

Outros sugerem que este texto se assemelha aos textos que envolviam o Apóstolo Paulo (espinho na carne ) e Ananias e Safira ( Igreja Primitiva ) . Também encontramos aqui dificuldades pois esses textos estavam inseridos em contextos diferentes : o Apóstolo Paulo tinha um espinho na carne, mas não, por ter cometido pecado , o espinho serviria como um alerta para que o mesmo não viesse a pecar . Quanto a Ananias e Safira , o pecado deles é dirigido ao Espírito Santo , tendo uma conseqüência imediata .

Acredito que o texto em pauta , tem a ver com a preocupação inicial do Apóstolo de que a igreja não venha ser contaminada , se permitida a permanência do irmão entre eles ; parece-me que o tal ofensor atinge um estágio , onde o arrependimento e volta à comunhão não é mais possível ; daí Paulo ao entregá-lo , o deixa vulnerável aos ardis de Satanás , pois fora da comunhão da igreja , ficamos a céu aberto para os ataques do inimigo, não nos vemos protegidos como os demais que mantém sua comunhão com Deus na igreja .

Podemos ainda observar que:

A igreja estaria participando desta decisão, assumindo junto com o Apóstolo essa autoridade para desligá-lo.
Este caso constitui-se num caso raro, não é comum encontrarmos no NT, esta prática .
 Existe um propósito maior e louvável por trás da iniciativa do Apóstolo, que o irmão seja salvo no dia do juízo.

Aplicações : Será que é possível usarmos da mesma autoridade do Apóstolo , e convidarmos a igreja em casos de imoralidade como esse , para entregarmos irmãos para serem destruídos na carne com o fim de serem salvos? Até que ponto a igreja hoje se sente responsável em disciplinar o pecado na igreja? Que Deus nos esclareça isto! 

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