O mundo científico está em estado de alerta total. Dando continuidade, aos estudos relacionados à teoria do Big Bang, a ciência, tenta encontrar o Bóson de Higgs, com a ajuda do LHC. Na verdade, é uma busca de uma partícula que associada à força transmitida pelo campo de Higgs, por meio da interação com esse campo, as outras matérias de partículas ganhariam massa, o que daria origem a tudo no princípio do Universo. O LHC, (sigla para Large Hadron Collider) é o maior acelerador de partículas, construído, no maior laboratório de física do mundo, o CERN, em Genebra, na Suíça. Construído em 14 anos, com um custo de 8 bilhões de dólares, o LHC, vai acelerar partículas, numa extensão subterrânea de um túnel entre a Suíça e a França, com cerca de 27 kilômetros. Essa aceleração, provocará uma colisão das partículas, com a expectativa de que se encontre a “partícula de Deus” ou Bóson de Higgs, nunca antes encontrada. A aceleração será feita a uma velocidade de quase 100% da velocidade da luz, enquanto estiver funcionando, o LHC produzirá uma energia suficiente para iluminar 40 shopping center. Todo este processo, carrega a esperança de se encontrar o Bóson de Higgs, o que ajudaria a completar o que eles acreditam ser a infância do Universo. Se isso, tudo acontecer como esperado, o Bóson de Higgs, poderá ser percebido num prazo de até 3 anos, após a colisão, com o auxílio de 4 detectores, colocados ao longo do túnel, para analisar as colisões das partículas.
O que acontecerá se o Bóson de Higgs, não for encontrado? Teorias precisarão serem refeitas, a reputação da ciência será colocada em jogo e começará uma nova corrida em busca de uma nova razão, para a maquete humana do Universo, já que o Bóson de Higgs, é peça fundamental no modelo –padrão, que os cientistas sustentam sobre o início de tudo! Queremos nos adiantar, ao funcionamento do LHC, com algumas verdades bíblicas que dão sentido, ao nosso complexo mundo, que tenta entender o Universo.
I- A Razão E A Fé Sempre Estarão Em Colisão.
“Perguntou-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?” João 3:4. Não é de hoje que o homem tem dificuldade em entender as coisas de Deus, por meio da racionalidade. Quando Jesus falou com Nicodemos sobre o novo nascimento, estava falando de um nascimento espiritual, a partir da Palavra de Deus e do recriar da imagem de Deus, nesse novo homem. Nicodemos pensou em termos de gestação, de voltar ao ventre.
II- A Multiplicação Da Ciência Aponta Para O Fim
Não descartamos que a ciência tem dado passos gigantescos em direção a descobertas, que muito tem nos ajudado, no combate e prevenção de doenças, algumas tem causado melhorias em nossas vidas, em outras áreas. A ciência até, tem se assemelhado à fé, quando busca coisas, nunca antes percebida e que nunca foram sequer vistas. Porém a obra da criação, não pode ser confinada num túnel, nem qualquer colisão é capaz de reproduzir o dedo de Deus em ação.
Daniel já profetizava, que “... o saber se multiplicará...” Dn. 12:4. O fim de todas as coisas, não envolverá somente descobertas, mas também a certeza de que o homem aos poucos, vai brincando de Deus e nem mesmo percebe, ao colidir com a soberania de Deus, quando diz em Deuteronômio 29:29, “As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e aos nossos filhos...”
III- A Fé Diminui, Mas Não Pode Acabar
Até mesmo algumas Teologias tem tentado desmistificar os feitos de Deus, ou melhor, mitologizar as obras sobrenaturais do Senhor. Quando Jesus andava entre nós, já perguntava : “ Contudo quando vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra? ”Lc. 18:8.
A fé de muitos, diante do mundo racional, tem encontrado um mundo de confrontos e desafios, precisando ser renovada a cada dia. Se não acharmos, no nosso túnel religioso, na nossa experiência piedosa ou na Bíblia, todas as respostas para nossos questionamentos, iremos passar da confiança em Deus ao desespero? Não!
Que os cientistas,continuem em sua busca pautada, na razão! E que nós cristãos, continuaremos crer. Em que? Na história de Adão e Eva; na travessia do Mar Vermelho; no grande peixe que engoliu Jonas e depois o vomitou; no nascimento divino de Jesus por obra do Espírito de Deus e todas as outras verdades bíblicas onde fundamentamos à nossa fé. Se a partícula pode ser achada num túnel, criado pela razão! Porque a nossa fé, não pode ser preservada no túnel, da inerrância bíblica, detectada na infalibilidade de Deus demonstrada no decorrer da história, por homens que viram, ouviram e testemunharam, que Deus é perfeito em tudo que faz!
Se a ciência encontrará ou não, o Bóson de Higgs, não sei! Posso até arriscar, que dificilmente isso acontecerá! Não baseado no conhecimento científico, mas por ver que durante, o decorrer de tantos anos de pesquisas, fica sempre algo obscuro, sem resposta, como se ninguém pudesse tocar os assim chamados , mistérios do Criador. De uma coisa tenho certeza, é necessário, encontrar mais do que a partícula de Deus, para que o nosso mundo seja melhor entendido e é necessário mais do que uma colisão para que o homem substitua a fé numa história tão perfeita como a da criação, descrita por um Deus muito mais poderoso do que a energia que se verá num túnel, que obscurece a fé, e acende uma única luz, a razão! Que Deus nos abençoe!
—————
Nenhum comentário:
Postar um comentário