Deletando A Si Mesmo
Todos somos testemunhas, da importância do computador em nossos dias. Tão comum, quanto um prato em nossa mesa, a internet tem alimentado, os sonhos dos jovens no mercado de trabalho, tem proporcionado um melhor preparo aos profissionais, pelo armazenamento de dados e conseqüentemente transmissão de uma gama de informações, nunca vista.
A internet tem sido o sonho de consumo de diversas gerações, da criança ao idoso. Cada vez mais, sofisticados, os computadores tem atraído as pessoas pela eficiência, variedade de sertviços, e opção de entretenimentos.
O que não paramos para pensar, é no que, estas invenções humanas, tem trazido além dos benefícios, os malefícios. Gostaria de pensar sobre alguns malefícios, que o computador tem trazido, às crianças e adolescentes, baseado em pesquisas sobre o comportamento dos usuários.
Em termos de escolarização, crianças e adolescentes, que usam o computador, tendem a ter um rendimento menor, do que os não usuários. Não se prende somente a isso: pesquisas tem mostrado alterações de comportamento na criança e no adolescente, como a perda do sono, prejuízo a fala e escrita, falta de compromisso com as tarefas escolares e problemas de concentração.
O computador tem uma linguagem lógico-simbólica, determinista e seqüencial que obedece a comandos, o que não é próprio da idade de crianças e jovens. Porque isso é ruim? O computador oferece respostas imediatas, que seriam encontradas naturalmente, por meio do amadurecimento do ser humano, o que não acontece, no relacionamento homem-máquina. Daí, a introdução precoce da criança, e do adolescente, nesse universo adulto-eletrônico,prejudica a forma de pensar do indivíduo, pois, reduz o campo de desenvolvimento da imaginação, criatividade e fantasia natural da pessoa de tenra idade.
Um outro perigo que existe, é que o mundo virtual, traduz para o ser humano, a idéia de um mundo perfeito, onde a pessoa aprende a exigir respostas automáticas, corretas a cada comando que se faz. Mesmo criando uma inovadora forma de comunicação, o computador tem descartado aspectos do relacionamento interpessoal, caracterizados por afetividade mútua, diálogo cara a cara, e sensibilidade, já que o computador é uma máquina, muito mais propício a criar um mundo isolado.
A era do computador tem alterado, nossa vida e relacionamentos. Não precisamos mais nos ver para conversarmos, precisamos somente de uma tela, para teclarmos. É preciso pensar, que não somos máquinas, somos gente! Precisamos nos ver , sentir, tocar uns aos outros, chorar e nos alegrar, abraçados.
No Jardim do Édem, a Bíblia diz que Deus criou a mulher, para que o homem tivesse , o outro. Porque? “Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”, em Gênesis 2:18.
O homem é um ser social, e não virtual!
O computador, proporciona ao homem, muitas informações ao ser humano, ao mesmo tempo, com dezenas de itens chamativos, isso tudo sem falar, de inúmeras operações feitas simultaneamente. São e-mails feitos, textos salvos, janelas abertas, conversas no MSN, imagens na WEBCAM, quase tudo feito de uma só vez. É como se ao dirigir, eu atendesse o celular e prestasse atenção a alguém ao lado, um dia acontece um desastre. Isso traz dificuldade a uma pessoa que quer se concentrar em uma só coisa. Como incentivar, alguém a aprender, lendo um livro ou ouvir, um professor de método convencional. Inclusive, pessoas terão dificuldade em ouvir uma mensagem, que não seja semelhante a um fast-food.
Mais um prejuízo, é quanto a linguagem e escrita, no computador, onde os cumprimentos são quase inexistentes e as abreviações são abundantes.Vai se criando um gueto monossilábico de se conviver. Além de tudo isso, lidamos com a idéia mercantilista de que, não podemos perder tempo, para não ficarmos para traz, no nosso tempo. Crianças cada vez menores, quase trocando a chupeta pelo mouse, adentram no mundo adulto e perigoso das descobertas virtuais, onde sacrifica-se a criatividade, a socialização, o relacionamento de perto, os sentimentos e a concentração. Tem um versículo na Bíblia, que diz assim “ Há caminhos que ao homem parece bom, mas o fim deles é caminho de morte”, Provérbios 14:12.
Não queremos dizer, com isso, que o computador, é ruim, não nos ajuda. Sabemos da importância do computador, não podemos aceitar é que ele lhe seduza, a ponto de matar a sua infância, a criatividade que nasce em sua mente e não nas telas; o relacionamento do aperto de mão, do abraço; a sensibilidade ao tocar um ao outro e a linguagem completa, que busca significados profundos.
Ao ligar o seu computador, não delete a si mesmo!
Que Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário