terça-feira, 24 de maio de 2011

Resenha Crítica Sobre A Recepção Do Vaticano Na América Latina : Medellin e Puebla

O Cristianismo latino-americano sofreria grande amadurecimento entre 1929 e a convocação do Concílio Vaticano II. Até 1890, a igreja católica contava com o status de igreja oficial no Brasil. A igreja católica se aproveitou do nativismo para depois de 40 anos desfavoráveis a ela ( 1890- 1930 ) se apresentar como a única igreja nacional , denunciando o protestantismo como elemento estranho e estrangeiro.

A)    Tônica do Vaticano II – O Concílio Vaticano II foi o acontecimento mais importante no catolicismo romano do século XX. Desejaram com isso , expressar a aceitação e o engajamento nos desafios dos tempos presentes à luz da fé católica. Também ocorreu uma decisão clara a respeito da eclesiologia , a saber , que a igreja é povo de Deus , comunhão de fé , sacrifício , oração e amor.
B)     Tônica de Medellín – Trata-se da II Conferência de CELAM. Foi realizada em 1968 e se constitui numa expressão da transição da posição social – cristianismo para uma teologia da libertação. Agora se passa a falar em “promoção humana ” , “desenvolvimento ” e “ libertação ” . Passa a clamar-se pela “luta cristã por justiça ” como “ uma exigência do ensino bíblico” .
C)    Tônica de Puebla – Puebla suscitou discussões em todo o mundo , pois reafirmava a exigência de uma nova ordem com implicações econômicas mundiais. 

Protestantismo no século XX .

O conceito – O protestantismo não possa ser definido a partir de confissões , existe uma unidade protestante que consiste no movimento constante em desejar orientar-se pelo Evangelho .

Evangélico : o conceito – vertente alemã .

O termo evangélico foi associado aqui especialmente aos luteranos enquanto o termo reformado designava os calvinistas .

Vertente inglesa – o acento deste protestantismo está na conversão e na santificação , fé no julgamento do mundo e a salvação eterna . Outra característica é o anticatolicismo como estratégia .

Inserção do protestantismo no Brasil

Foram as correntes liberal- modernizadora que permitiram o ingresso do protestantismo no Brasil no século XIX . Protestantismo seria a religião que cria o espírito do progresso . Todo mundo será salvo à maneira de ser americana ou à maneira de ser alemã .

Protestantismo de Imigração
O protestantismo de imigração surgiu no Brasil a partir de 1819 / 1824 a partir de imigrantes oriundos de territórios que correspondem as atuais Alemanha , Suíça , Holanda , Polônia , Escandinávia , Áustria e ainda outros .

A partir de 1945 houve progressivo abandono da língua alemã , nacionalização do clero e crescente envolvimento em assuntos nacionais .

Protestantismo de Missão – teve de criar povo para si . Aliando religião e comércio , tornou – se um autêntico representante protestante do projeto liberal – modernizador .
Na região sul dos EUA , que dependiam da mão – de – obra escrava , as idéias de que a escravidão era vontade divina cada vez mais foi se propagando . Justificava – se isso afirmando que se os negros tivessem permanecido na África , nunca teriam ouvido a mensagem do Evangelho .

Pentecostalismo

Até por volta de 1960 , o pentecostalismo ficou praticamente despercebido quando passou a representar uma ameaça por se tornar um movimento efervescente que buscava as massas marginalizadas .

O Neopentecostalismo

O neopentecostalismo foi iniciado na década de 1970 . Seu interesse principal está na cura divina , no exorcismo e na prosperidade .

Transconfessionalidade de protestante

Considerando este distanciamento do protestantismo histórico como uma traição ao Evangelho , surgirão grupos interdenominacionais que passa a trabalhar com populações indígenas e reevangelização nos meios tradicionais .

Posso observar que o catolicismo romano desde o início procurou arrogar para si o direito de ser a única igreja, mas graças a Deus, que Ele e somente Ele é o Senhor da história. Uma das mais lindas declarações que vejo a respeito da Igreja protestante é que no fundo o desejo dela é se deixar guiar pelo Evangelho .

Sinto porque nos EUA a igreja protestante se deixou guiar por ideais políticos e algumas vezes racistas. Temo que hoje muitas igrejas se deixam guiar por ideais que não são provenientes do Evangelho. Acredito que não há problema em reclamarmos uma vida de justiça , baseado na vontade de um Deus justo e que também se preocupa com a vida social das pessoas, à semelhança da experiência do profeta Amós. Porém a nossa teologia não pode ser somente da libertação, o Evangelho vai um pouco além disso .

Uma coisa é certa , mesmo em meio a diferentes denominações, vertentes que se formaram ao longo da história , não importa se tradicionais ou pentecostais, deixo aqui o meu apelo : “ que não nos deixemos nos guiar no nosso ministério a não ser pela Palavra de Deus .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário