Colossenses 1 : 16, 17. "...porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e imvisíveis, sejam tronos,sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por elee para ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele."
O texto acima, afirma algumas coisas, muito importantes, sobre o nosso Deus. Quando nós afirmamos que Nele tudoi subsiste, nós estamos afirmando que o nosso Deus criou tudo e esse tudo, refere-se a cada coisa criada especificamentee não um todo somente. Também mostra Deus como o sustentador das coisas criadas, isso quer dizer, que se Deus resolvesse hoje, deixar de exercer sua atividade de sustentar, a única realidade que permaneceria existindo, seria a própria pessoa daTrindade e nada, absolutamente nada mais.
Esta doutrina da preservação, nos mostra que Deus é responsável, contrariando assim o deísmo que afirma que Deus criou o universo e posteriormente o abandonou; diz que Deus cuida da sua criação de forma independente dela, ou seja, a criação é de Deus, mas não é deus como afirmam os defensores do panteísmo; e ainda nos mostra que esta relação pessoal e responsável que existe entre Deus e sua criação, é um fator determinante para a história, os acontecimentos não são frutos do acaso, nem são determinados por um destino impessoal, Deus continua no controle de tudo que vemos e não vemos. De todos os aspectos da criação, sabemos que nós seres humanos, somos o mais importante ser que Deus criou, por isso temos a certeza que Ele também cuida de nós, como cuida dos animais , dos rios , das montanhas , dos mares, dos céus , dos anjos, das soberanias, das coisas visíveis e das invisíveis. Além do mais, este cuidar não é algo estático, como se Deus ao criar o universo, tivesse apertado um botão, prá ver sua invenção funcionar. Mas este sustentar de Deus, é um carregar contínuo, um exercício diário, um trabalhar cosntante de um Deus dinâmico e criativo. Quanto a nós, a Bíblia afirma que Deus planejou todos os nossos dias antes mesmo que começássemos a existir ( Salmo 139:16 ; Jó 14:5 ; Gálatas 1:15 ; Jeremias 1:5). Um dos fatores mais fortes e ao mesmo simples da preservação é que respiramos, porque Ele nos dá o fôlego pra isso. Todas as nossas ações, direta e indiretamente dependem do cuidado providencial de Deus. Todos os nossos talentos e capacidades vem de Deus, algumas sendo usadas para a glória de Deus e outras não; mas todas se originam Nele. (I Coríntios 4:7; Salmo 18:34) Deus aperfeiçoa a nossa vidade maneira tal , que nos tornamos instrumentos eficazes na realização de seus desíginios. O sucesso e o fracasso, também dependem de Deus, pois Deus abate e exalta os homens, mesmo que muitos não o reconheçam como Autor dessas coisas. ( Salmo 75:6,7 ; Lucas 1: 51,52)
O que resulta de tudo isso, na prática?
Seremos gratos a Deus por tudo que Ele tem feito por nós, cuidando de nós e do que Ele criou.
Dependeremos mais Dele ao exercer os nossos ministérios, entendendo que Ele é quem nos dá talentos e capacidades, por isso, orgulhar-se não tem sentido, Gloriar-se Nele, sim!
Preservaremos uma relação mais de perto com Ele,sabendo que se quero ser vencedor na vida, isso não depende somente de mim, e se estamos sendo fracassados, temos um Deus que pode estar querendo nos dizer algo: confie mais em Mim! Que Deus em Cristo te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário